Cuidado para as redes sociais para não atrapalhem seus estudos

Os concurseiros, e praticamente todas as outras pessoas com aproximação regular à internet e são usuários de redes sociais, passam por isto. Esse é um problema real de nossos tempos. Por fim, o celular está o tempo todo ou em nossas mãos, bolsos ou do nosso lado, onde quer que estejamos. E o que os smartphones carregam?

Aproximação à internet e todas as suas infinitas possibilidades!
E aí que entram as redes sociais. As redes sociais são poderosos sites que conectam pessoas e suas ideias, experiências de vida, problemas e soluções. Uma vez que não se perder no mar de informes e teor interessante das redes, não é mesmo?


rede social atrapalha os estudos


A verdade é que o problema real não está na rede social e no teu smartphone ou na internet, mas na sua incapacidade de mourejar com eles de maneira saudável. Se você está deixando essas ferramentas entrarem no caminho do teu progresso nos estudos, chegou a hora de rever seus hábitos em relação a essas mídias.

Por essa razão, criamos esse cláusula uma vez que guia para quem precisa melhorar sua concentração nos estudos e impedir que as redes sociais e o uso excessivo do celular atrapalhe seus estudos. Vamos lá!

Pergunte-se: O que preparar-se significa para mim?

O primeiro passo para mourejar melhor com o uso das redes sociais durante o estudo é saber a razão da sua sacrifício aos estudos. Anote em um papel porque você quer preparar-se e o que você vai colher de frutos desse esforço.

Mas busque motivos realmente significativos e reais. Evite palavras vazias uma vez queverba”. Vá mais fundo nesse teu sonho. O que vai intercorrer se você andar? Uma vez que você vai se sentir? Que mudanças ser empossado vai ocasionar na sua vida e na vida das pessoas que você nutriz?

Esse simples manobra gerará você enxergar os estudos não uma vez que uma tortura que você tem que andar, mas uma vez que um passo em direção aos seus motivos. É logo que você vai fortalecer sua motivação e naturalmente descobrir mais valor em preparar-se do que em entrar nas redes sociais.

Aceite: não dá para fazer tudo ao mesmo tempo

Você já parou para pensar porque você entra em tantos sites quando está no computador, inclusive as redes sociais, quase de maneira automática? A verdade é que somos uma geração multitarefa.

Quando entramos no computador, queremos ler nossos emails, ver notificações nas redes sociais, responder nossos amigos, preparar-se e pesquisar sobre alguma coisa que nos incomoda… Tudo ao mesmo tempo. O resultado disso são várias abas abertas no teu navegador e quase zero feito no termo do dia.

Mas não é logo que preparar-se para concursos funciona. Praticar exige concentração. E concentração é sua capacidade de se desligar de todo o resto que está acontecendo a sua volta e focar exclusivamente naquilo que você precisa aprender.

Diversos estudos na extensão são praticamente unânimes quando o tópico é o uso excessivo de redes sociais e uma vez que elas estimulam a vontade de mudar de tarefas mais rapidamente. E esse tipo de comportamento afeta muito teu desempenho cognitivo.

Portanto, não tem jeito! Você precisa empregar formas mais eficazes de preparar-se, que não envolva perfurar milhares de abas no computador. É por isto que ter estratégias de estudo faz muita diferença para seja qual for concurseiro. Faça um esforço para não preparar-se de seja qual for jeito.

Agora que você tem essa conhecimento, você precisa estrear a fabricar o hábito da concentração e do foco, que você pode saber no cláusula
Se você entra muito nas redes sociais, pode subsistir um motivo a mais do que querer se distrair. Esse motivo se centra no pavor, o pavor de estar perdendo alguma coisa nas redes sociais.
A teoria de que você precisa saber e fazer secção do que está acontecendo nas suas redes o quanto antes gera impaciência e você se sente tentado a “dar uma olhadinha” no Instagram, a título de exemplo.

E aí a solução é entender que as notificações não vão sumir. As fotos vão continuar lá, tal uma vez que os comentários e tudo o mais. Além do mais, pode ser eficiente fabricar tanto a intenção de não entrar quando escadeirar essa impaciência quanto dificultar que você entre nas redes.
É por isto que colocar teu celular no modo avião, deletar alguns aplicativos por um tempo do teu celular ou diminuir as notificações deles, pode fazer diferença. Cada pessoa tem uma urgência, mas se você se vê checando demais para ver a luz do teu celular vai piscar, talvez seja uma boa teoria deletar mesmo os aplicativos, pelo menos por um tempo.

E principalmente, crie uma rotina de estudos saudável, onde você precisa encontrar metas diárias e semanais. É relevantes também preparar-se em sessões, isto é, se destinar 100% por qualquer espaço de tempo, entre 25 e 1 hora e meia de estudos, antes de fazer alguma pausa.

Investigue teu estado de flow

O estado de flow, ou de fluidez, é o estado mais avançado de concentração e foco. Nós experimentamos o estado mental de flow quando estamos altamente focados em uma única tarefa e esquecemos completamente do resto do mundo.

Você provavelmente já experimentou esse estado. Lembra quando você fez alguma coisa e depois pensou: uau, nem vi o tempo andar! É porque você estava realmente focado em satisfazer a tarefa. Flow é basicamente um estado meditativo, de subida consciência.
Entrar nesse estado durante os estudos seria ótimo, não é mesmo? Você estuda com mais satisfação, consegue satisfazer mais rapidamente o que deveria e não se distrai.

Existem algumas ações que você pode fazer para estimular a chegada nesse estado, são elas:
  1. Estude em localização confortável, com uma boa cadeira e em uma temperatura aprazível. Lembre-se que desconforto é pode ser uma distração.

  2. Respire profundamente por 3 vezes antes de estrear para que sua mente preste atenção em cada inspiração e expiração.

  3. Esqueça as redes sociais nesse momento e aumente sua consciência sobre o teu agora.
  4. Comece vagarosamente, em exclusivamente uma coisa que você quer preparar-se naquele momento.
  5. Fique alerta, consciente da sua vontade de se distrair. Sempre que perceber que está desatento, respire e volte para a ação de preparar-se.
  6. Aprecie o que você está estudando. Encontre o paisagem interessante do tópico. Em universal, são entendimento que realmente valem a pena você saber enquanto cidadão, além de concurseiro, não é mesmo?
  7. Estude de maneira ativa. Faça mapas, comentários, vocalize, desenha, crie resumos, explique.
  8. Termine o que você começou. Evite parar no meio para fazer outra coisa. Vá até o termo do teu alvo de estudo para aquele momento.

Peroração

A internet, teu smartphone e as redes sociais não são vilões . O grande problema acontece quando permitimos que as mídias e ferramentas tecnológicas governem nossas ações e atrapalhem nossos objetivos.
As redes sociais e teu smartphone podem ser grandes aliados na sua procura por mais autoconhecimento, serviços e produtos que vão socorrer você a


Comentários